O Mikrotik é muito utilizado no ambiente empresarial, qualquer que seja o ramo de negócios. Mas o que vem a ser Mikrotik e qual sua função?
Essa solução foi criada para resolver inúmeros problemas no ambiente de TI e pode ser utilizado junto com as novas tecnologias, como Cloud Computing, Big Data e IoT.
O que é Mikrotik?
Na verdade é uma empresa com sede da Letônia fabricante de equipamentos para redes de computadores. Sua frente de produção trabalha especialmente com produtos wireless e roteadores, muito utilizados por provedores de banda larga e empresas dos mais diversos segmentos.
Quais as funções do Mikrotik?
O carro-chefe da Mikrotik é o RouterOS, um roteador que possui inúmeras funcionalidades, inclusive a de Firewall. Além disso, é possível combiná-lo com hardware. Veja a seguir!
Roteador
O principal produto da Mikrotik é o RouterOS, um sistema operacional baseado em Linux que permite que uma plataforma x86 torne-se um roteador. Nesta condição, ele possui diversas funções, como Proxy, VPN, Proxy, Firewall, Hotspots, QoS, Controle de Banda, e outras. O acesso às funções varia conforme a licença adquirida.
É possível criar uma rede segura com o RouterOS, além de ter suporte de protocolos de roteamento (BGP, RIP, OSPF, MPLS etc.). Existem alguns métodos para administrar esse ambiente, como Console (CLI – linha de comando), Winbox (GUI), WEB (configuração em ambiente WEB) e Dude.
Firewall
Outra função exercida pelos produtos Mikrotik é a de firewall, um dispositivo de segurança de rede responsável por monitorar todo o tráfego de entrada e saída. Ele é uma espécie de filtro que permite ou bloqueia tráfegos específicos de acordo com definição das regras internas de segurança.
Um firewall pode ser baseado em hardware ou software. O firewall baseado em hardware é um equipamento específico para o monitoramento do tráfego.
Por isso, é o modelo mais utilizado no ambiente empresarial, por ser dedicado e por não haver necessidade de compartilhar recursos com outros aplicativos. Isso faz com que ele consiga dar conta de maior demanda e aplique filtros de maneira rápida.
Já o firewall baseado em software é um programa instalado nos computadores.
O Mikrotik vem ganhando espaço no mercado de TI por possuir inovadoras e simplificadas funcionalidades, estabilidade e facilidade de uso, especialmente pela interface de configuração que permite a implantação de complexas regras de firewall.
Combinação de RouterOS com hardware
Existe uma série de produtos Mikrotik que combina o RouterOS com uma linha de hardware próprio: o RouterBoard, projetado para provedores de pequeno e médios porte. Esses equipamentos de rádio ou roteadores compactos oferecem acesso banda larga via rede sem fios.
Além de ter capacidade de montar links wireless com alta capacidade de tráfego, possuem com inúmeras ferramentas de análise e monitoramento, inclusive a execução de scripts.
Quais as vantagens do Mikrotik?
Ter um MikroTik em sua empresa pode trazer benefícios evidentes para a infraestrutura de TI. O primeiro deles é que o uso de protocolos permite melhorar e aprimorar os sinais transmitidos. Quando falamos de firewall, apontamos para a otimização da segurança da rede.
Entretanto, para usufruir dessas vantagens, é preciso elaborar, planejar e montar uma rede MikroTik de forma adequada. Somente assim será possível tirar o máximo da solução em relação às necessidades da empresa, evitando problemas de instabilidade.
O Mikrotik é uma solução que pode se integrar bem com sua infraestrutura de TI, oferecendo funcionalidades que conferem grande vantagem competitiva. Porém, existe certo grau de dificuldade na hora de implementar um produto Mikrotik, o que dependerá do conhecimento de cada profissional.
Por isso, recomendo que você procure um profissional especializado na implantação de Mikrotik para que a segurança dos dados esteja garantida! Conte comigo nessa empreitada!